Na brevidade a abrangência: ironia em duas minificções de Dalton Trevisan
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2017v34p19Palavras-chave:
Ironia, Brevidade, Minificção, Dalton TrevisanResumo
No presente trabalho, analisamos a presença da ironia em duas minificções do escritor Dalton Trevisan: “A boneca” e “Emiliano redivivo”. Cada ministória apresenta uma construção irônica em que a incidência da ironia intensifica a característica condensada e sintética dos textos e sua capacidade de potencializar sentidos. A ironia, em si mesma, já se constitui em um recurso polissêmico que produz, no mínimo, dois sentidos distintos em um mesmo dizer. Além disso, a escrita de Dalton Trevisan, marcada pela construção de narrativas ultracurtas, preza a objetividade e o poder de condensação que fazem com que o discurso literário seja ainda mais permeado pela multiplicidade de sentidos. Assim, a compreensão das várias manifestações da ironia na escrita do autor constitui-se em chave de leitura que contribui para a compreensão do gênero da minificção e sua manifestação na escrita deste escritor. Também destacamos o papel da ironia na crítica da sociedade curitibana e da percepção da violência, conteúdos recorrentes na obra de Dalton Trevisan. Finalmente, utilizamos o método de análise literária através da perspectiva da redução estrutural, relacionando o uso da ironia nas minificções com uma leitura da realidade.Downloads
Referências
FONTES, Luísa Cristina dos Santos. Página em construção... Helena Kolody e a crítica. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos (Anais eletrônicos). Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/resources/anais/20/1386689381_ARQUIVO_LuisaCristinadosSantosFontes.pdf. Acesso em 15 set. 2017.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 22a. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. (Tradução de Julio Jeha). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção (Tradução Ricardo Cruz). Rio de Janeiro: Imago, 1991.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Buenos Aires: Debolsillo, 2014.
TREVISAN, Dalton. Duzentos ladrões. Porto Alegre: L&PM, 2008.
TREVISAN, Dalton. Desgracida. Rio de Janeiro: Record, 2010.
WALDMAN, Berta. Ensaios sobre a obra de Dalton Trevisan. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
ZAVALA, Lauro. Cartografías del cuento y la minificción. Sevilla: Renacimiento, 2004. Disponível em: http://www.laurozavala.info/attachments/Cartografas.pdf. Acesso em 15 set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.