Crítica literária: algumas reflexões intempestivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p115Palavras-chave:
Crítica literária, Cultura brasileira, Teoria literáriaResumo
O texto discute alguns aspectos da crítica literária na contemporaneidade brasileira, com especial atenção para as alterações que se produziram, nas últimas décadas, no seu escopo e função.Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972b.
CANDIDO, Antonio. “De cortiço a cortiço”. Novos Estudos CEBRAP (São Paulo), n. 30, p. 111-129, jul. 1991. Disponível em <http://novosestudos.uol.com.br/produto/edicao-30/#58dbd825dc463>.
FRANCHETTI, Paulo. “A Demissão da crítica”. Germina: revista de literatura e arte, v. 1, n. 1., 2005. Disponível em <http://www.germinaliteratura.com.br/enc_pfranchetti_abr5.htm>.
SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.