Imagens em cadernos de Serafino Gubbio operador: engano ou representação?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p21Palavras-chave:
Imagem, Serafino Gubbio, Perspectivismo, PirandelloResumo
Em Quaderni di Serafino Gubbio operatore, o escritor italiano Luigi Pirandello realiza uma crítica contundente ao cinema e à falsa imagem que a maquinaria moderna passou a captar, fixar, alterar e reproduzir. O olhar em perspectiva explorado no romance mostra a impossibilidade de representação da realidade por intermédio de uma imagem congelada que fixa um lugar e um momento delimitados. A ideia central expressa nos cadernos de Serafino é que há sempre algo além da imagem. Nosso objetivo com este estudo é verificar, na tessitura narrativa, de que forma Pirandello expõe sua desconfiança em relação àquilo que se vê, seja em uma foto, em uma tela de cinema ou em uma descrição literária.Downloads
Referências
GANERI, M. Pirandello romanziere. Catanzaro: Rubbettino, 2001.
PATRIZI, G. Proze contro il romanzo: antiromanzi e metanarrativa nel Novecento italiano. Napoli: Liguori, 1996.
PIRANDELLO, L. Cadernos de Serafino Gubbio operador. Trad. Sérgio Mauro. São Paulo: Vozes, 1990.
PIRANDELLO, L. “O humorismo”. J. Guinsburg. Pirandello: do teatro no teatro. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 141-177.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.