A Construção da Identidade pelo Processo Poético – Traços Autobiográficos e de Resgate Histórico na Poesia de Charles Simic
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p87Palavras-chave:
Simic, Geografia humanística, Resgate histórico, IdentidadeResumo
Exemplo de manifestação artística, a poesia é entendida como fenômeno de representação da percepção individual do que é visto no plano coletivo. O objetivo deste trabalho é analisar dois poemas de Charles Simic à luz de contribuições oriundas da geografia humanística e mostrar que o que aparece no plano privado (lugar) é subjetivo, ao passo que o que aparece no plano público (espaço) é objetivo na poesia do autor iuguslavo. Ambos os planos combinados constroem uma possível compreensão da História. A poesia de Simic sugere uma tentativa de definir o indefinível, de construir uma identidade fragmentada pelos horrores da Segunda Guerra Mundial.Downloads
Referências
Bond, Bruce. “Immanent distance: silence and the poetry of Charles Simic.” Bruce Weigl, ed. Charles Simic: Essays on the Poetry. Ann Arbor: The U of Michigan P, 1996. 156-163.
Buckley, Christopher. “Sounds that could have been singing: Charles Simic’s The World Doesn’t End.” Bruce Weigl, ed. Charles Simic: Essays on the Poetry. Ann Arbor: The U of Michigan P, 1996. 96-113.
Le Goff, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
Moisés, Massaud. A criação literária. Poesia. São Paulo: Cultrix, 2008.
Simic, Charles. Orphan factory: essays and memoirs. Ann Harbor: The U of Michigan P, 1997.
Simic, Charles. Selected early poems. New York: George Braziller, 1999.
Simic, Charles. The voice at 3:00 a.m.: selected late and new poems. Orlando: Harcourt, 2003.
Tuan, Yi-Fu. Espaço e Lugar. A perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
Tuan, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.