O Poema é uma coisa, que não tem nada dentro: Reflexões Metaliterárias na Poesia de Ferreira Gullar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p44Palavras-chave:
Poesia, Ferreira Gullar, Metaliteratura, Ofício de poetaResumo
Ferreira Gullar é, sem alguma dúvida, um dos grandes mestres da Literatura de língua portuguesa. Sem medo de errar, ele ousa mudar sua linguagem de forma brusca e abrupta mostrando sua eterna preocupação com o ato poético. É fato que esse poeta dedica ao oficio do poeta uma especial atenção, ensinando a seus leitores uma das mais inquietantes indagações acerca da poesia: como fazer poesia? Que musas ou experiências merecem uma poesia? Neste estudo, mostraremos que a poesia de Gullar é um centro de discussões sobre a literatura e seu futuro enquanto obra literária.Downloads
Referências
BARTHES, R. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CAMENIETZÍ, E. Z. Poesia e política: a trajetória de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
COSTA, L. C. “Cor(P)oralidade em Ferreira Gullar e Hélio Oiticica”. Revista emTese (Belo Horizonte) 1.9 (jul.-dez. 2005): 181-189.
E-DICIONÁRIOS DE TERMOS LITERÁRIOS DE CARLOS CÉIA. Disponível em: ww.edtl.com. pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1567&Itemid=2. Acesso em 02/ agosto/ 2011
GULLAR, F. Toda poesia (1950/1980). São Paulo: Circulo do livro, 1983.
GULLAR, F. Muitas Vozes. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
GULLAR, F. Barulhos. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
HARMUCH, R. A. “Quando chapéus turbam percursos.” Revista Letras (Curitiba) 61 (jul.-dez. 2003): 387-385.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.