O Romance Português Contemporâneo e a Representação de Conflitos Sociais: O Vento Assobiando nas Gruas, de Lidia Jorge
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v21p113Palavras-chave:
Romance português contemporâneo, Lídia Jorge, O vento assobiando nas gruas, Migração africanaResumo
Este artigo analisa a obra O vento assobiando nas gruas (2002), de Lídia Jorge, como um exemplo das tendências formais e das preocupações críticas do romance português contemporâneo. A narrativa jorgiana, principalmente por meio da ironia, questiona a relação problemática da sociedade pós-colonial portuguesa com a imigração intensa de africanos para seu país, e assim revisa sentidos que deram base à maneira portuguesa de se auto-identificar perante o “outro”.Downloads
Referências
CUNHA, Isabel Ferin. “Nós e os Outros nos artigos de opinião da imprensa portuguesa”. Lusotopie (Paris) 3 (1997): 435-467.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. “A arte da espreita: a narrativa portuguesa contemporânea.” Aparecida de Fátima Bueno et al. Literatura Portuguesa: História, memória e perspectivas. São Paulo: Alameda, 2007. 293-300.
FONSECA, Ana Margarida. “O Meu Nome é Solidão: representações da pós-colonialidade na ficção de António Lobo Antunes” Cumplicidades Comparatistas: Origens/Influências/Resistências. Anais do VI Congresso Nacional Associação Portuguesa de literatura Comparada e X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas, 6 a 8
out. 2008, Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2010. Disponível em http://ceh.ilch.uminho.pt/Pub_Ana_Fonseca.pdf.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
JORGE, Lídia. O vento assobiando nas gruas. Lisboa: Dom Quixote, 2002.
LOURENÇO, E. O labirinto da saudade. Lisboa: Gradiva, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.