Representações simbólicas da homossexualidade em El público de García Lorca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v18p58Palavras-chave:
Homossexualidade, Simbolismo, MetamorfoseResumo
Este trabalho examina, por meio da hermenêutica simbólica, as representações da homossexualidade na peça El público de Federico García Lorca. Tais representações se revelam nos mitemas recorrentes, os quais conduzirão aos mitos diretores da narrativa. A retirada das máscaras, que escondem verdades íntimas das personagens, evidencia os duplos e as sucessivas metamorfoses, expondo as relações de poder entre as personagens e o comportamento de uma sociedade hipócrita, que castiga o que considera “delitos sexuais”.Downloads
Referências
BRUNEL, Pierre. 1974. Le mythe de la metamorphose. Paris: Armand Colin.
CHEVALIER, Jean & Alain Gheerbrant. 1997. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio.
FREUD, Sigmund. 1969 “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.” Edição standard brasileira das Obras Psicológicas Completas. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago.
LORCA, Federico García. 1991. Obras completas II. México: Aguilar.
LORCA, Federico García. 1991. Obras completas III. México: Aguilar.
GIBSON, Ian. 1989. Federico García Lorca, uma biografia. São Paulo: Globo.
GONZÁLEZ, Margarita Caffarena. 1982. “Algunas consideraciones sobre la puesta en escena de la obra de Federico García Lorca.” Homenaje a Federico García Lorca. Toulouse: Université de Toulouse - le Mirail.
MARFUL AMOR, Inés. 1991. Lorca y sus dobles: Interpretaçión psicoanalítica de la obra dramática y dibujística. Kassel: Reichenberger.
NADAL, Rafael Martínez. 1992. Así que pasen cinco años: tiempo y sueño en la obra de Federico García Lorca. Madrid: Casariego.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.