O Percurso Inicial da Revolta em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v11p103Palavras-chave:
Raduan Nassar, Narrativa, RevoltaResumo
Esse breve artigo é uma leitura do percurso inicial da revolta de André, personagem e narrador de Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Tentamos identificar os elementos que lhe proporcionam as condições para expor sua rebelião contra os preceitos familiares arraigados. Dessa forma, e como o título do artigo indica, esperamos propor uma entrada possível para uma leitura crítica desse romance.Downloads
Referências
CAMUS, A. 2003. O homem revoltado. Trad. de Valérie Rumjanek. Rio de Janeiro: Record.
DODDS, E. R. 2002. Os gregos e o irracional. São Paulo: Escuta.
GIDE, A. 1984. A volta do fi lho pródigo: precedido de cinco outros tratados. Trad. de Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
KILANOWSKI, P. L. 1997. As caretas do duplo: um estudo de alguns casos do duplo na literatura brasileira contemporânea. Mestrado em Teoria Literária. Brasília: UnB.
MARCUSE, H. 1999. Eros e civilização. Trad. de Álvaro Cabral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Ed. LTC.
MOISÉS, M. 1974. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix.
NASSAR, R. 1989. Lavoura Arcaica. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora Record/ Altaya.
NIETZSCHE, F. s/d. Aurora. Trad. de Rui Magalhães. Porto: Rés Editora.
NIETZSCHE, F.. 2001. A gaia ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras.
NIETZSCHE, F.. 1984. Ecce homo: como se chega a ser o que se é. Trad. de José Marinho, Lisboa: Guimarães Editores.
NIETZSCHE, F.. 2006. O crepúsculo dos ídolos, ou, Como se fi losofa com o martelo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.
RODRIGUES, A. L. 2006. Ritos da paixão em Lavoura Arcaica. São Paulo: EdUSP.
SEDLMAYER, S. 1997. Ao lado esquerdo do pai. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
SENA, A. G. de F. 2002. A Terra, a Semente e o Cordeiro: a busca do Eu em Lavoura Arcaica. Mestrado em Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ.
SILVA, R. C. A. da. 1991. Raduan Nassar: o cultivo do novo na tra(d)ição textual. Mestrado em Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ.
SÜSSEKIND, F. 2004. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. Belo Horizonte: Editora UFMG.
TEIXEIRA, R. P. 2002.Uma lavoura de insuspeitos frutos. São Paulo: Annablume.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.