A Geometria do Pensar na Poesia de Hilda Hilst
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v11p91Palavras-chave:
Poesia, Metafísica, Geometria, ConceitoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a construção da poesia metafísica da escritora brasileira Hilda Hilst a partir da física ou da materialidade da linguagem poética. Para isso, perseguimos os procedimentos poéticos que promovem a indissolubilidade entre forma e idéia. Essas relações formais, analisadas na macro e na micro-estrutura poemática, revelaram um projeto autoral, no qual todos os elementos ligam-se por meio de linhas imaginárias que movimentam o continuum do pensamento numa geometria fundada sobre o devir das formas inacabadas.Downloads
Referências
Liberdade.
BOSI, A. 2000. O ser e o tempo da poesia. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
CALVINO, Í. 2000. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras.
CAMPOS, A. de. 1998. Verso, Reverso, Controverso. São Paulo: Perspectiva.
CAMPOS, A. de. 1984. Paul Valèry: a serpente e o pensar. São Paulo: Brasiliense.
CAMPOS, A. de; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. de. 1987. Teoria da Poesia Concreta. São Paulo: Brasiliense.
CASSIRER, E. 2000. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva.
HILST, H. 2002. Exercícios. São Paulo: Globo.
JAKOBSON, R. 1970. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix.
JORGE, A. M. 1999. Heurística da Introvisão: Prolegômenos ao Conceito de Diagrama na obra de Charles Sanders Peirce. Dissertação. São Paulo: PUC.
PIGNATARI, D. 1987. O que é Comunicação Poética. São Paulo: Brasiliense.
SCHENBERG, M. 2001. Pensando a Física. São Paulo: Landy
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.