Crônica: Uma Crítica Velada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v11p44Palavras-chave:
Crônica, Riso, CríticaResumo
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre um estudo da crônica, partindo-se do pressuposto de que o riso do qual a crônica se vale para o tom lúdico é capaz de amenizar as tensões e derrubar tabus. Embora aparente despropósito, esse gênero tem grande poder de crítica. Tomar-se-á, como objeto de análise, a crônica “O Sítio do Ferreirinha”, de Luís Fernando Veríssimo.Downloads
Referências
BERGSON, H. 1983. O riso: ensaio sobre a signifi cação do cômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
BRAIT, B. 1996. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da Unicamp.
CANDIDO, A. 1992. et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa.
FARIA, J. de. 2004. PUC: vestibular, bolacha e Einstein. Jornal da Tarde, São Paulo, p. A4.
MARCHEZAN, R. M. F. C. 1989. A gramática fugaz: articulações de sentido na crônica brasileira contemporânea. 157f. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa) - Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação, Universidade Estadual Paulista. Araraquara.
PAES, José Paulo. 1986. Um por todos: poesia reunida. São Paulo: Brasiliense.
PALADAS, A. 1993. Epigramas. Seleção, tradução, introdução e notas de José Paulo Paes. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 83 p.
PIRANDELLO, L.1996. O humorismo. São Paulo: Experimento.
POMPÉIA, R. 1976. O Ateneu: crônicas de saudades. São Paulo: Cultrix; Brasília: INL.
PROPP, V. 1992. Comicidade e riso. São Paulo: Ática.
SÁ, J. de. 1985. A crônica. São Paulo: Ática. (Série princípios)
VERÍSSIMO, L. F. 2001. As mentiras que os homens contam. São Paulo: Objetiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.