A barbárie e as razões do discurso em Sérgio Sant´Anna
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p21Palavras-chave:
Ficção, Representação, Barbárie, DiscursoResumo
Este ensaio discute a questão da representação do mal na cultura e nas artes contemporâneas, particularmente através da ficção de Sérgio Sant’Anna em que são consideradas as relações entre a barbárie, o testemunho, o discurso e o leitor. A experiência do choque, a insensibilidade, a solidariedade e o pacto de leitura são questões trazidas à luz através dos contos “O monstro” e “O embrulho da carne”.Downloads
Referências
FIGUEIREDO, Vera Follain de. O homem-cápsula e os espaços mundializados: cidades ausentes na ficção de Sérgio Sant’Anna.
FOSTER, Hal. 1994. TheReturn of the real. Cambridge, London: October.
HARTMAN, Geoffrey H. 2000. Holocausto, testemunho, arte e trauma. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta.
KEHL, Maria Rita. 2000. O sexo, a morte, a mãe e o mal. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta.
SANT’ANNA, Sérgio. 2003. O vôo da madrugada. São Paulo: Cia. das Letras.
SANT’ANNA, Sérgio. 1997. Contos e novelas reunidos. São Paulo: Cia. das Letras.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. 2002. À procura de um novo realismo. Literatura e mídia. São Paulo: Ed. Loyola.
SELIGMANN-SILVA, Mário. 2003. História, memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. São Paulo: Unicamp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.