Deficiência ou eficiência de visão: especulações em torno do (hiper?) real
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p11Palavras-chave:
Olhar, Real, Virtual, Hiperreal, ImagemResumo
Tentamos aqui entender os novos realismos a partir tanto da experiência do olhar, entendido como categoria de interpretação, quanto de algumas reflexões sobre o valor de (hiper)real, inspiradas em Slavoj Zizek e Baudrillard. A nossa pergunta sobre como olhar e para que real, foi estimulada pelos filmes Janela da Alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho, Microcosmos (1996), de Claude Nuridsany e Marie Pérennou e o primeiro Matrix (1999), de Larry e Andy Wachowski; e a questão estará voltada para os olhares dos poetas Manuel Bandeira, Manoel de Barros e do fotógrafo esloveno – cego? - Evgen Bavcar.Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. 2001. Ensaios fotográficos. Rio de Janeiro: São Paulo.
BARROS, Manoel de. 2003. Livro de pré-coisas. Rio de Janeiro: Record.
BARROS, Manoel de. 1958. Manuel Bandeira, Poesia. Rio de Janeiro: José Aguilar, vol. I.
BARROS, Manoel de. 2001. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record.
BARROS, Manoel de. 1998. Retrato do Artista quando coisa. poema nº 5, Rio de Janeiro: Record.
BAUDRILLARD, Jean. 2001. “O assassinato do real”. A ilusão vital. Rio de Janeiro: Rocco.
BAVCAR, Eugen, NOVAES, Adauto, BRISSAC, Nelsson. 2003. O ponto zero da fotografia. Ensaios. Rio de Janeiro: Funarte, Programa Arte sem barreiras.
CASTELLO, José Aderaldo. 1999. “Retrato perdido no pântano”. Inventário dassombras. Rio de Janeiro: Record.
LÉVY, Pierre. 1996. “O que é a virtualização?”. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34.
NOVAES, Adauto et alii (Org.). 1994. Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras.
RIBAS, Maria Cristina C. 2003. “Depoimentos à meia-luz: A Janela da Alma ou um breve tratado sobre a miopia”. A LCEU - Revista de Comunicação, Cultura e Política do Rio de Janeiro: v.3, n.6. [65 – 78].
TÁVOLA, Artur da. 2003. “‘A dor não sai no jornal’ - e a crença de que poderia sair/ ser impressa é algo que forja o hiper-real”. O Dia, 3 maio.
ZIZEK, Slavoj. 2003. Bem-vindo ao deserto do real! – cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.