A construção do discurso históriográfico na tragédia pretexta Octauia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2005v6p64Palavras-chave:
Otávia, Tragédia pretexta, Discurso históricoResumo
Como sabemos a tragédia Octauia é o único exemplar de um texto dramático com temática histórica, que a literatura latina legou à posteridade, assim como ocorre com a tragédia Os Persas de Ésquilo na literatura grega. Essa peça seria representante de um gênero dramático próprio da tradição literária romana e que foi cultivado por vários autores desde o período republicano até o início da era imperial, mas desses só temos os nomes e parcos fragmentos. E justamente pela sua singularidade pretendemos observar como se estrutura a construção de seu discurso histórico através do texto "O discurso da história" de Roland Barthes.Downloads
Referências
BARDON, Henry. 1956. La Littérature Latine Inconnue: LÉpoque Impériale. Paris: Klincksieck.
BARTHES, Roland. 1987. O discurso da história. O rumor da língua. Lisboa:
Edições 70. 121-30.
CARDOSO, Zélia de Almeida. 2001. A configuração do tirano na pretexta Otávia. Calíope (Rio de Janeiro) 10: 33-43.
DUPONT, Florence. 1985. LActeur-Roi ou le théâtre dans la Rome antique. Paris: Les Belles Lettres.
MORENO, Jesús Luque. 1999. Introducción. Séneca. Tragedias. 2 vol. Madrid: Gredos. 2.353-63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.