O dalogismo Bakhtiniano no romance Santa Evita
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2005v5p33Palavras-chave:
Dialogismo, Evita, VozesResumo
O presente trabalho é um estudo analítico-crítico sobre o romance histórico Santa Evita (1995), do escritor argentino Tomás Eloy Martínez, em que analisamos as vozes que o compõem. Efetuamos um percurso sobre as falas das personagens, bem como as do narrador, por meio do qual foi possível evidenciar a presença do conceito de dialogia na elaboração dessa obra, cuja história narra a trajetória da vida de “Evita” e a peregrinação de seu cadáver, logo após sua morte.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. 1992. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
BARROS, Diana Luz Pereira. 1997. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. Beth Brait (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp. p. 27-38.
BÍBLIA SAGRADA. 1995. São Paulo: Mundo Cristão.
COLLINGWOOD, Robin George. Idea de la historia. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1979.
MARTÍNEZ, Tomás Elói. 1996. Ficção e história: apostas contra o futuro. O Estado de S. Paulo, 05 out., p. D.10-11.
MARTÍNEZ, Tomás Elói. 1997. Santa Evita. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.