Latino-americanismo e orientalismo: Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2004v4p71Palavras-chave:
Crítica literária, Pós-colonialismoResumo
O objetivo deste ensaio é estudar algumas diferenças e semelhanças no pensamento de três críticos distintos, a partir de um ponto comum que inquieta a todos: a relação cultural entre a metrópole ocidental e seu outro, o oriente, seja ele o Brasil ou a Palestina. Atravessados pela questão da identidade e da resistência em regiões não-metropolitanas, Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said, ensaiam alternativas distintas para o problema, mais do que nunca contemporâneo: no presente da globalização e do império, como não reproduzir o discurso hegemônico ao trabalhar com categorias como pluralismo, hibridismo e desierarquização?Downloads
Referências
DERRIDA, Jacques. No escribo sin luz artificial (entrevista concedida a Thomas Assheuer). Valladolid: Cuatro Ediciones, 1999.
DERRIDA, Jacques. Fé e saber: as duas fontes da “ religião” nos limites da simples razão.
DERRIDA, J. e VATTIMO, G.(Orgs.). A religião. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
HARDT, M. e NEGRI, A. Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença: a política dos estudos culturais latino-americanos (Trad. Eliana de Lima Reis e Glaucia Gonçalves). Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2001.
SAID, Edward W. L’outsider. Disponível na internet: www.peripheries.net/ gsaid.htm.
SAID, Edward W. Orientalism. (2 ed) New York: Vintage Books, 1979.
SAID, Edward W. The worl, the text and the critic. Cambridge: Harvard U P, 1983.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. (Trad. Denise Bottman). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio. (Trad. Pedro Maia Gomes). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTIAGO, Silviano. Entrevista. WOLF, Jorge H. Telquelismos latino-americanos: a teoria francesa no entre-lugar dos trópicos. Tese de doutorado. UFSC, março de 2002.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural (2 ed.). Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Apesar de dependente, universal. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas na periferia do capitalismo. (entrevista concedida a Fernando de Barros e Silva). Caderno “ Mais!. Folha de S. Paulo. 01/ junho/ 1997.
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. Que horas são? ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
SCHWARZ, Roberto. As idéias fora de lugar. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.