Serviço Social na Política de Educação
a concepção de educação em destaque
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n1p23Palabras clave:
Serviço Social, trabalho, educaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados encontrados na pesquisa de mestrado, cujo tema foi "O trabalho da(o) assistente social no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)". Serão apresentados os resultados de um dos eixos analisados: o que aborda a concepção de educação que orienta o trabalho profissional e a particularidade do Serviço Social na Política de Educação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo realizada com seis assistentes sociais que desenvolvem seu trabalho nos campi do IFPR. O artigo está organizado em dois tópicos. No primeiro, foram feitas breves considerações acerca da relação ontológica entre trabalho e educação e, no segundo tópico, foi apresentado o resultado da pesquisa sobre a concepção de educação e a particularidade do Serviço Social na Política de educação. As reflexões apresentadas indicam uma concepção de educação alinhada ao Projeto Ético-Político do Serviço Social, cujo horizonte é a emancipação humana e de como a particularidade do Serviço Social na Política de Educação se expressa, principalmente, na viabilização de ações que possam contribuir com o acesso e a permanência dos estudantes garantindo o direito social à educação.
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