A arte no trabalho socioeducativo desenvolvido pelos assistentes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p64Palabras clave:
Serviço social, arte, trabalho socioeducativo, assistente social, instrumentoResumen
O presente artigo tem como objetivo a construção de reflexões que apresentem o uso da arte, enquanto uma estratégia teórica-metodológica, a ser desenvolvida pelos assistentes sociais, especialmente, na realização do trabalho socioeducativo. A metodologia utilizada para esta construção foi o levantamento bibliográfico, realizado junto às produções, na área do Serviço Social, que abordam o tema da arte em articulação ao trabalho profissional do assistente social. Em seguida traz algumas análises e problematizações sobre a pesquisa realizada, destacando em seus resultados o uso da arte como uma potente estratégia para o trabalho profissional do assistente social. Por fim, aborda considerações sobre a relevância do uso da arte nas atividades socioeducativas desenvolvidas pelos assistentes sociais, compreendendo essas atividades como fruto da articulação entre as três dimensões que compõem as ações profissionais: dimensão teórico-metodológica, dimensão ético-política e dimensão técnico-operativa.Descargas
Citas
ALVES, G. A formação humana da arte realista. In: SANTOS, J. A. S. Cinema e Teatro como experiências inovadoras e formativas na educação. Fortaleza: EdUECE, 2012. p. 19-23.
BAIRRO, E. O.; BULLA, L. C. A teoria de Marx e sua contribuição para a formação crítica do Serviço Social brasileiro. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jorna das/joinpp2017/pdfs/eixo3/ateoriademarxesuacontribuicaoparaaformacaocriticadoservicosocialbrasileiro.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2020.
BARBOSA, A. M. Arte, Educação e Cultura. BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: Acesso em: abr. 2011.
CONCEIÇÃO, D. G. O Serviço Social e a prática pedagógica: a arte como instrumento de intervenção social. In: Serviço Social em Revista, vol. 2 nº2, 2010. Disponível em: http: //www.uel.br/revistas/uel/index.JU7php/ssrevista/article/view/7542. Acesso em: 23/03/2020
EIRAS, A. A. L. T. S.; PAULA, L. G. P. Trabalho com grupos da saúde – contribuições do Serviço Social. In: RAMOS, A.; SILVA, L. B. da; PAULA, L. G. P. de. Serviço Social e Política de Saúde – ensaios sobre trabalho e formação profissionais. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2018. p. 139-161.
FERREIRA, J. W.; SANTOS, F. M. O uso da arte como instrumento de intervenção nas manifestações cotidianas das expressões da questão social. In: II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais, 2017. ISBN: 978-85-64093-50-8. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179860. Acesso em: 23/03/2020
FORTI, V. L. Pluralismo, serviço social e projeto ético-político: um tema, muitos desafios. Katálysis, Florianópolis, UFCS, v. 20, nº 3, 2017.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HAGUETTE, A. Ecletismo e pluralismo. Educação em debate, Fortaleza, v. 14, nº 21/22, p. 117-127, jan./dez. 1991.
IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
JESUS et al., Arte e Serviço Social: levantamento de fontes em eventos nacionais da área (2000-2010). In: Scientia Plena, v. 8, nº 12b, 2012. Disponível em: https://www. scientiaplena.org.br/sp/article/view/1275. Acesso em: 23/03/2020
KONDER, L. Os marxistas e a arte. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Ações socioeducativas e Serviço Social: características e tendências na produção bibliográfica. Temporalis, Brasília, ano 11, nº 21, p. 211-237, jan./jun. 2011.
LOPES, I. C.C. A mediação da arte no trabalho educativo do Serviço Social para a emancipação humana. In: Temporalis, v. 17, nº33, 2017. Disponível em: https:// periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14242. Acesso em: 23/03/2020
LUKÁCS, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967.
MATTOS, B. N.; CARMO, O. A. do; Arte como instrumento da prática profissional do Serviço Social na perspectiva da educação popular In: Revista Boletim GEPEP, V. 02, nº 02, jul. 2013, p. 37. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/grupos/gepep/ boletim_jul_2013.htm. Acesso em: 23/03/2020
MORIN, E. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002 apud SGARBIEIRO, M. Teatro como meio para reflexão em Projetos Sociais: uma análise da oficina de Teatro do Cepas. In: Serviço Social em Revista, 2010, p.29. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/pdf/2008/ 11teatro.pdf. Acesso em: 23/03/2020
NARCIZO, E. C. Serviço Social, movimentos sociais e arte: uma proposta para afirmação do projeto ético-político da profissão. In: VIII Seminário de Saúde do Trabalhador, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/sst/ n8/12.pdf. Acesso em: 23/03/2020
PALMA, D. A Prática Política dos Profissionais: o caso do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1987.
PAULA, L. G. P. Estratégias e táticas – reflexões no campo do Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2016.
PRATES, J. C. Reflexões críticas sobre pluralismo, ecletismo e Serviço Social. In: Textos e Contextos, Porto Alegre, v. 17, nº 2, p. 240-246, ago./dez. 2018.
PRATES, J. C. A arte como matéria-prima e instrumento de trabalho para o assistente social. In: Textos e Contextos, Porto Alegre, vol. 6, nº 2, jul.- dez., 2007 p. 221-232. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527161002. Acesso em: 23/03/2020
RAMOS, T. D. Reflexões acerca da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do assistente social: uma análise crítica a partir do cotidiano profissional nos Centros de Referência de Assistência Social de Juiz de Fora/MG. Dissertação de mestrado. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.
RAMOS, M. F.; EVELIN, H. B. O assistente social como mediador cultural em escolas públicas dos bairros de Guamá e Terra Firme. In: I Congresso Internacional América Latina, 2013.
ROMÃO, H. F.; IZAÚ, V. R. Teatro do oprimido e o trabalho do assistente social com a juventude em situação de vulnerabilidade social. In: III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, 2013.
SANTOS, V. N. Arte como possibilidade de mediação no Serviço Social. In: PIDCC, Aracaju, Ano IV, Volume 09 nº 02, p.125 a 150, jun. /2015, Disponível em: http://pidcc. com.br/artigos/092015/03092015.pdf. Acesso em: 23/03/2020
SANTOS, V. N.; MENDONÇA, I. P. Arte e Serviço Social no Brasil: levantamento de dados em periódicos da área. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/lugpp/Downloads/arte-e-servico-social-no-brasil-levantamento-de-dados-em-periodicos-da-area%20(1).pdf. Acesso em: 23/03/2020
SANTOS, J. A. S. Apresentação. In: SANTOS, J. A. S. Cinema e Teatro como experiências inovadoras e formativas na educação. Fortaleza: EdUECE, 2012. p. 13-17.
SGARBIEIRO, M. Teatro como meio para reflexão em Projetos Sociais: uma análise da oficina de Teatro do Cepas. In: Serviço Social em Revista, 2010, Disponível em: http: //www.uel.br/revistas/ssrevista/pdf/2008/11teatro.pdf. Acesso em: 23/03/2020
TOLSTOI, L. O que é arte? São Paulo: Ediouro. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.