Trajetória acadêmica interrompida: um estudo da evasão e suas causas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p550Palabras clave:
Ensino Superior, Evasão, Permanência, socioeconômica, discenteResumen
O presente estudo tem o objetivo de identificar os motivos de evasão (desistência e trancamento) dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, do período de 2014 e 2015 e averiguar, consequentemente, se os motivos estão relacionados a questões de ordem socioeconômicas. Em resposta ao objetivo deste trabalho, foram compilados dados quantitativos e qualitativos da entrevista que o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE) realiza com os discentes que trancam/ou desistem dos cursos de graduação no referido Campus. Como resultado, foi possível identificar quais os motivos que mais interferem nos(as) trancamentos/desistências, onde destaca-se a dificuldade em conciliar trabalho com os estudos, visto que o discente em muitas situações precisa trabalhar para se manter. Outros fatorers são as questões relacionadas a não identificação com o curso e questões emocionais. Em síntese, os motivos são pessoais (emocionais, familiares, de saúde e de identificação com o curso) e financeiros, relacionados ao trabalho em diversas situações.Descargas
Citas
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