Escolarização e trabalho de beneficiárias do Bolsa Família: estudo de caso em Ribeirão da Neves - MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2021v24n1p128

Palabras clave:

Programa Bolsa Família, Educação, Trabalho, Beneficiárias.

Resumen

Neste artigo, tem-se como objetivo, discutir a partir de experiências de escolarização e de trabalho de beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), do município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, como o Programa se apresenta enquanto porta de entrada para o acesso ao direito à educação e ao trabalho para as beneficiárias. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi escrito a partir da análise do conteúdo de 12 entrevistas semiestruturadas de beneficiárias do PBF de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município; entrevista realizada com a coordenadora da unidade em diálogo com estudos do campo da Educação Popular, Trabalho e Gênero e das contribuições de autores que refletem sobre o PBF. Pode-se concluir que as entrevistadas possuem experiências marcadas pela negação do direito de se escolarizarem e experiências de trabalhos precários. Apesar do PBF se mostrar como um importante programa social no que concerne ao alívio imediato da pobreza entre as entrevistadas, o Programa apresenta restrições consideráveis no que tange ao acesso ao direito à educação e ao trabalho por essas mulheres, entre elas, a não articulação com as demais políticas públicas disponíveis no município.

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Biografía del autor/a

Amanda do Carmo Amorim Nadú, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrado em Educação e Formação Humana, pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PNPD/CAPES). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na área de Educação de Jovens e Adultos. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGE-FaE-UEMG.

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Publicado

2021-02-13

Cómo citar

NADÚ, A. do C. A.; GODINHO, A. C. F. Escolarização e trabalho de beneficiárias do Bolsa Família: estudo de caso em Ribeirão da Neves - MG. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 128–147, 2021. DOI: 10.5433/1679-4842.2021v24n1p128. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/39722. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Artigos