Juventude, escola pública e grupos de jovens carismáticos: as reformas educacionais da gestão federal (2016-2018) e a socialização juvenil em Londrina PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v22n2p222Palabras clave:
Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, Sociologia das Religiões, Juventude Carismática.Resumen
O presente artigo reflete acerca dos espaços socializadores ocupados pelos jovens, em especial as escolas públicas e os grupos de jovens do movimento da Renovação Carismática Católica. Tendo em vista o papel fundamental da escola, tanto no processo de transmissão e reprodução da estrutura social vigente, faz-se mais que necessárias a atenção e a compreensão das reformas promovidas pelo atual governo (2016-2018) na Política Pública de Educação, bem como, as ações desenvolvidas pelas organizações religiosas enquanto instituições com grande poder educacional junto ao respectivo público. Ainda, o trabalho foi embasado em pesquisas bibliográfica, eletrônica e documental, além de observações de campo realizada em encontros de grupos de oração da RCC. Concluiu-se que a educação pública sendo sucateada pela gestão federal atual, acrescido pelo descrédito e o desrespeito generalizados à ciência e aos educadores, favorecendo aos grupos de jovens religiosos da RCC, oferecem não somente o pertencimento, identificação e o acolhimento, que deveria também ocorrer na escola pública, mas uma série de conteúdos, sob o prisma religioso individualista-conservador, que explicam a realidade e suas relações com a sociedade brasileira.Descargas
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