A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p148

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação, ENADE, Serviço Social.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos processos avaliativos do ensino superior no Brasil tendo como base de referência o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Como recorte metodológico optou-se pela análise dos relatórios das avaliações aplicadas a estudantes do curso de Serviço Social da região Centro-Oeste no período de 2004 a 2013. A análise do material selecionado considera, em uma perspectiva histórico-crítica, a conjuntura da educação superior brasileira em um contexto de contrarreformas, dando ênfase para a formação em Serviço Social. A partir do conteúdo analisado, com seus respectivos resultados, observa-se a necessidade de mobilização, resistência e luta de sujeitos coletivos em defesa de uma formação profissional de qualidade, com rigor teórico, histórico, ético, metodológico e técnico. Além disso, a Universidade precisa ser reconhecida e defendida como espaço por excelência de produção de conhecimento comprometido com os avanços civilizatórios e as necessidades da coletividade.

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Biografia do Autor

Isabela Fernanda Barros Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Possui Graduação em Serviço Social e Mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). É Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Reginaldo Ghiraldelli, Universidade de Brasília (UnB)

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com estágio pós-doutoral pela Universidade La Sapienza de Roma, Itália. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social - TRASSO.

 

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

SILVA, Isabela Fernanda Barros; GHIRALDELLI, Reginaldo. A avaliação do ensino superior no Brasil a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Serviço Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 148–169, 2022. DOI: 10.5433/1679-4842.2022v25n1p148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/43171. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos