O estágio em Serviço Social e sua contribuição para a produção de conhecimento na formação e trabalho profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2022v25n1p29

Palavras-chave:

estágio, serviço social, produção de conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem como discussão o estágio em Serviço Social e sua contribuição para a produ-ção de conhecimento na formação e trabalho profissional. Este debate se faz necessário diante do avanço do conhecimento crítico produzido pelo Serviço Social, em que o estágio é uma área do saber que tem relevância em sua contribuição crítica-analítica para o processo investigativo, desde a formação ao exercício profissional. Realizou-se pesquisa nos campos de estágio e levantamento documental, no período de 2011 a 2019, no curso de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, no município de Parintins/Am. A pesquisa revelou que os campos de estágio têm proporcionado produções de Trabalhos de Con-clusão de Curso resultantes das experiências do estágio curricular obrigatório, assim como o está-gio tem sido tema de produções do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Conclui-se que a práxis no estágio aproxima os estagiários ao caráter interventivo da profissão, mas é necessário mais estímulo à dimensão investigativa, bem como ampliar a discussão acerca da temática ‘estágio’, pois os campos de estágio tornam-se o lócus principal para a produção de co-nhecimento crítico da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Cury Rolim, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Mestre em Serviço Social e Sustentabilidadena Amazônia. Docente do Curso de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS. Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social (Texto na íntegra aprovado em assembleia em no-vembro de 1996). Rio de Janeiro: 1996. Disponível em: https:// www.abepss.org .br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS. Política Na-cional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília, DF: 2010. Disponível em: http://www.cfess.org.br/ arquivos/ pnea-bepss_maio2010_corrigida.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

ASSIS, R. L. M; ROSADO, I. V. M. A unidade teoria-prática e o papel da supervisão de estágio nessa construção. In: Revista Katálysis, [S. l.], v. 15, nº 2, p. 203–211, 2012.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/ lei/l11788.htm. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Acesso: em 21 fev. 2022. Disponí-vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educa-ção. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br /cne/arquivos/pdf/ CES0492.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BURIOLLA, M. A. F. Supervisão em Serviço Social: o supervisor, sua relação e seus papéis. São Paulo: Cortez, 2011.

CAPUTI, L. Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados. In: R. Katál. Florianópolis, v. 19, nº 3, p. 389-394, out./dez. 2016. Disponível em: https:// periodi-cos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/download/1414-49802016.003.0000 9/33238/161736. Acesso em: 21 fev.2022

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Cartilha Estágio Supervisionado: Meia Formação não garante um direito. Brasília. CFESS: 2013. Disponível em: http:// www.cfess.org.br/arquivos/Brochura CFESS_Estágio-Supervisionado.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Resolução CFESS nº 533 de 29 de setem-bro de 2008. Ementa: Regulamenta a Supervisão direta de estágio no Serviço Social. 2008. Disponível em: http://www.cfess. org.br/arquivos/Resolução 533.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Lei Nº 8.662 de 13 de março de 1993. Dis-põe sobre o Código de Ética do/a assistente social e de regulamentação da profissão. 10.ed. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/ CEPCFESS-SITE.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

FORTI, V; GUERRA, Y. Na prática a teoria é outra? In: Serviço Social: temas, textos e contex-tos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissio-nal. São Paulo: Cortez, 2005.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle: São Paulo: Boitempo, 2013.

ORTIZ, F. G. Desafios Contemporâneo para o Processo de Estágio e Supervisão em Serviço Social. In: FORTI, V.; GUERRA, Y. (Orgs.) Serviço Social: Temas, Textos e Contextos. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Júris Editora, 2010.

PAULO NETTO, J. Introdução método na teoria social. In: CFESS. Serviço Social: direitos soci-ais e competências profissionais - Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

SANTOS, C. M. Na prática a teoria é outra? mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2013.

TONET, I. Método Científico: uma abordagem ontológica. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM/ Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ Parintins. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social - PPC, 2012. Disponível em: https://icsez.ufam.edu.br/cursos-de-graduacao/servico-social.html. Acesso em: 21 fev.2022.

VASCONCELOS, I. Dilemas e Desafios do Estágio Curricular em Serviço Social. In: Revista da ABEPSS, Ano IX, nº. 17, 2009.

Downloads

Publicado

12-04-2022

Como Citar

ROLIM, Dayana Cury. O estágio em Serviço Social e sua contribuição para a produção de conhecimento na formação e trabalho profissional. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 29–45, 2022. DOI: 10.5433/1679-4842.2022v25n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/42631. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos