Juventude, escola pública e grupos de jovens carismáticos: as reformas educacionais da gestão federal (2016-2018) e a socialização juvenil em Londrina PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v22n2p222

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, Sociologia das Religiões, Juventude Carismática.

Resumo

O presente artigo reflete acerca dos espaços socializadores ocupados pelos jovens, em especial as escolas públicas e os grupos de jovens do movimento da Renovação Carismática Católica. Tendo em vista o papel fundamental da escola, tanto no processo de transmissão e reprodução da estrutura social vigente, faz-se mais que necessárias a atenção e a compreensão das reformas promovidas pelo atual governo (2016-2018) na Política Pública de Educação, bem como, as ações desenvolvidas pelas organizações religiosas enquanto instituições com grande poder educacional junto ao respectivo público. Ainda, o trabalho foi embasado em pesquisas bibliográfica, eletrônica e documental, além de observações de campo realizada em encontros de grupos de oração da RCC. Concluiu-se que a educação pública sendo sucateada pela gestão federal atual, acrescido pelo descrédito e o desrespeito generalizados à ciência e aos educadores, favorecendo aos grupos de jovens religiosos da RCC, oferecem não somente o pertencimento, identificação e o acolhimento, que deveria também ocorrer na escola pública, mas uma série de conteúdos, sob o prisma religioso individualista-conservador, que explicam a realidade e suas relações com a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Ciências Sociais.  Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Douglas Alexandre Boschini, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

30-06-2020

Como Citar

LANZA, F.; BOSCHINI, D. A. Juventude, escola pública e grupos de jovens carismáticos: as reformas educacionais da gestão federal (2016-2018) e a socialização juvenil em Londrina PR. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 222–240, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v22n2p222. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/33612. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos