O direito à educação na narrativa dos/das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Autores

  • Eliana Cristina dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2019v21n2p397

Palavras-chave:

Medida socioeducativa, Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, Escola.

Resumo

O presente estudo, resultado de uma pesquisa qualitativa, objetiva analisar a relação do(a) adolescente em cumprimento de medida socioeducativa com a escola, localizando o direito à educação enquanto política integrante a Doutrina da Proteção Integral, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e estruturante do Sistema de Atendimento Socioeducativo. Conhecer a relação dos(as) adolescentes com a escola é importante, pois pode colaborar tanto na compreensão da prática do ato infracional quanto do percurso formativo escolar desses sujeitos. As narrativas dos(as) adolescentes, sujeitos desta pesquisa, apontam que esta é uma relação complexa e paradoxal atravessada por elementos de negação e afirmação. Neste sentido, a escola se constitui como um espaço institucional que abriga outros lugares que se entrelaçam, e é caracterizada nesse trabalho como o lugar do direito, o lugar da resistência e o lugar do reconhecimento.

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Biografia do Autor

Eliana Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente Colaboradora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

10-04-2019

Como Citar

SANTOS, Eliana Cristina dos; AMARAL, Wagner Roberto do. O direito à educação na narrativa dos/das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 397–418, 2019. DOI: 10.5433/1679-4842.2019v21n2p397. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32159. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos