Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional crítica

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP e Universidade de Taubaté/SP - UNITAU
  • Elisa Maria Andrade Brisola
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p187

Palavras-chave:

Educação Permanente. Identidade Profissional. Serviço Social.

Resumo

Refletir acerca da educação permanente como possibilitadora de aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional e da consolidação da identidade profissional crítica do assistente social, emerge como necessidade no atual contexto histórico, no qual o dinamismo societário caminha apressadamente.  Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história oral, através de entrevista semiestruturada, alcançou-se conhecimento sobre as formas utilizadas pelos profissionais de Serviço Social na busca autônoma por educação permanente. Os resultados do estudo apontam que a totalidade dos entrevistados é unânime em afirmar que a qualificação continuada é de suma importância para a consolidação da identidade profissional crítica, potencialização das competências e das atribuições privativas dos assistentes sociais, contribuindo, assim, para a efetivação do Projeto Ético-Político da profissão, além de portar a tendência de se repercutir positivamente no alcance da qualidade dos serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP e Universidade de Taubaté/SP - UNITAU

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano – Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté/SP.

Elisa Maria Andrade Brisola

Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Atua como Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. End.: Rua Visconde do Rio Branco, 210 Centro Taubaté, SP. CEP: 12020-040.

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional crítica. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 187–208, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16728. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos