A história oral das revoltas do Centro de Socioeducação de Londrina II: uma interpretação teórico-filosófica

Autores

  • Ítalo Leandro Silva
  • Olegna de Souza Guedes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p48

Palavras-chave:

História Oral, Revolta, Medo, Violência, Medidas Socioeducativas

Resumo

Este artigo realiza uma interpretação teórico-filosófica sobre a trajetória de uma instituição disciplinar, denominada de Centro de Socioeducação de Londrina II, destinada à aplicação de medidas socioeducativas de privação de liberdade. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa fundada nos métodos da História Oral e realizada junto aos protagonistas desta história, que é marcada pela violência das revoltas e pelos esforços empregados para conte-las. A revolta é interpretada como fruto da des-razão, como sublevação de forças e como resultado da insegurança geral na instituição que a levou a uma situação de guerra de todos contra todos. Vários são os elementos que colaboram para a manutenção do clima de “calmaria” pelo qual a instituição passa atualmente.

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Publicado

15-07-2011

Como Citar

SILVA, Ítalo L.; GUEDES, O. de S. A história oral das revoltas do Centro de Socioeducação de Londrina II: uma interpretação teórico-filosófica. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 48–73, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10568. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos