A história oral das revoltas do Centro de Socioeducação de Londrina II: uma interpretação teórico-filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p48Palavras-chave:
História Oral, Revolta, Medo, Violência, Medidas SocioeducativasResumo
Este artigo realiza uma interpretação teórico-filosófica sobre a trajetória de uma instituição disciplinar, denominada de Centro de Socioeducação de Londrina II, destinada à aplicação de medidas socioeducativas de privação de liberdade. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa fundada nos métodos da História Oral e realizada junto aos protagonistas desta história, que é marcada pela violência das revoltas e pelos esforços empregados para conte-las. A revolta é interpretada como fruto da des-razão, como sublevação de forças e como resultado da insegurança geral na instituição que a levou a uma situação de guerra de todos contra todos. Vários são os elementos que colaboram para a manutenção do clima de “calmaria” pelo qual a instituição passa atualmente.Downloads
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