Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico

Autores

  • Marília de Nazaré Ferreira-Silva Universidade Federal do Pará
  • Thomas Massao Fairchild Universidade Federal do Pará.
  • Claudemir Belintane Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p195

Palavras-chave:

alfabetização, oralidade, línguas indígenas

Resumo

Este trabalho discute alguns dos desafios de se ensinar a ler e escrever no Brasil hoje, face à heterogeneidade característica das salas de aula contemporâneas e à enorme variedade de situações de escolarização encontradas no território nacional. Em vista disso, cotejam-se duas experiências de formação de professores que, em sua diferença, ilustram desafios peculiares da educação no Brasil – a saber, a superação dos entraves que ainda limitam o acesso à leitura e à escrita em meios urbanos e a construção de alternativas de ensino coerentes com as especificidades locais em contextos bilíngues. Na primeira experiência, um grupo de estudantes tem atuado junto a professoras-alfabetizadoras da Escola de Aplicação da UFPA com o intuito de detectar as distintas posições subjetivas assumidas pelas crianças diante da escrita e construir abordagens baseadas na escuta de suas singularidades. Na segunda experiência, realizada numa comunidade indígena do sudeste do Pará, estudantes de graduação do curso de Letras da UFPA participaram durante dois anos de um trabalho de alfabetização em língua materna (indígena), vivenciando a perspectiva intercultural na prática docente. Com base nessas experiências, procuramos explicitar nos dados alguns problemas de caráter mais geral e esboçamos algumas possibilidades de enfrentamento.

Biografia do Autor

Marília de Nazaré Ferreira-Silva, Universidade Federal do Pará

Marília Ferreira é professora associada do Instituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Linguística pela UNICAMP (2003) tem experiência com a descrição de outras línguas indígenas. Possui atuação no campo da educação indígena, com assessoria a projeto de formação de professores indígenas voltados para suas comunidades. Atualmente é tutora do PET-Letras/UFPA. Suas principais áreas de interesse são teoria e análise linguística, descrição de línguas indígenas amazônicas e de línguas humanas, morfossintaxe, tipologia linguística, sociolinguística, línguas em contato e descrição e ensino de língua portuguesa.

Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará.

Thomas Massao Fairchild é professor adjunto do Instituto de Letras e Comunicação e Diretor da Faculdade de Letras (2010-2012). Leciona e orienta na graduação e pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino (DISSE-UFPA) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP-USP), do Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso (GETED-UFRN) e do Grupo de Pesquisa: Práticas de Linguagem em Estágios Supervisionados (PLES-UFT). Possui doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e graduação em Letras – habilitação em Língua Portuguesa (bacharelado/licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (2002/2003). Suas principais áreas de interesse são Análise do Discurso, Psicanálise, formação de professores, ensino de língua portuguesa, ensino de leitura e escrita e produção escrita no Ensino Superior.

Claudemir Belintane, Universidade de São Paulo.

Claudemir Belintane é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Desde agosto de 1997, atua como professor da Universidade de São Paulo. Na graduação trabalha com Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Alfabetização; na Pós-graduação, pesquisa e orienta o temário: "memória, oralidade, escrita, suportes e linguagens contemporâneas".

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

FERREIRA-SILVA, Marília de Nazaré; FAIRCHILD, Thomas Massao; BELINTANE, Claudemir. Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 195–226, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8602. Acesso em: 30 jun. 2024.