Ensino de Inglês como Língua Adicional no ensino superior e a formação de professores em pré-serviço durante a pandemia

uma experiência pibidiana

Autores

  • Karen Andresa Teixeira Santorum Universidade Federal de Santa Maria
  • Helena Vitalina Selbach Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-9957-8328

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157

Palavras-chave:

PIBID, Ensino, Formação docente

Resumo

O processo de ensino de Inglês como Língua Adicional (ILA), no ensino superior, com vistas à formação/educação de professores é um dos temas de interesse da Linguística Aplicada. Neste trabalho, enfocamos o processo de ensino de ILA no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19, voltado à formação de professores em pré-serviço que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Discutimos as perspectivas teóricas que embasam as propostas de ensino de ILA e que subsidiam a formação pibidiana e os desafios impostos pelo ensino remoto. Apresentamos um breve histórico do Programa, seguido da contextualização do PIBID na Universidade xxx e do Subprojeto Inglês. Relatamos as ações do Subprojeto, como resposta às exigências e desafios do ensino remoto e da formação discente, também remota, para a atuação na área de ILA. A partir da experiência relatada, destacamos os impactos e contribuições do Subprojeto Inglês na formação de professores e no ensino de ILA no ensino superior.

Biografia do Autor

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1997), Especialização em Língua Inglesa (2005) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM "Linguagem no Contexto Social"; Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS "Estudos da linguagem" e é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente, é coordenadora do projeto de pesquisa Programa Ler para Aprender e sua dupla dimensão: recurso e insumo para o ensino da leitura e escrita de língua inglesa em contexto brasileiro , registrado na Plataforma Brasil: CAAE: 46444721.5.0000.5346 e no Portal de Projetos da UFSM sob o nº 055919. É Coordenadora de àrea do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Língua Inglesa. Tem experiência de atuação na área de Letras, com ênfase em formação de professores, linguística e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, ensino, compreensão leitora e tradução, metáfora gramatical, fonética e fonologia da língua inglesa, linguística sistêmico-funcional e Programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn. Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional e acerca do Programa Profissional de Ensino de Leitura e Escrita Ler para Aprender. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em nível de PÓS-DOUTORADO sob o número 159.405.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Referências

BALADELI, A. P. D. Formação inicial do professor de língua inglesa identidades profissionais em (re)construção no PIBID. Revista Práticas de Linguagem, v. 7, n. 2, p. 32-42, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Edital MEC/CAPES/FNDE, de 12 de dezembro de 2007. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

BRASIL. Portaria nº 72 de 09 de Abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria72-pibid-090410-pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da

Educação, Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

CELCE-MURCIA, M. et al. Teaching Pronunciation: A Coursebook and Reference Guide, 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. 576p.

COLANDRO, L. There Was an Old Lady Who Swallowed a Fly. New York: Cartwheel Books, 2015. 32p.

CORNELO, C. S.; SCHNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 27, p. 1-21, 2020.

DEIMLING, N. N. M.; REALI, A. M. de M. R. PIBID: considerações sobre o papel dos professores da educação básica no processo de iniciação à docência. Educação em Revista, v. 36, e222648, 2020.

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2004. 700p.

KUBOTA, L. C. A infraestrutura sanitária e tecnológica das escolas e a retomada das aulas em tempos de COVID-19. Nota Técnica n. 70. Diset. Brasília; IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200715_nt_diset_n_70_web.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

LOPES, C. E. A. et al. A importância do PIBID na formação acadêmica dos graduandos em Letras Inglês – uma experiência modificadora. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação, v. 12, n. 1, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37132. Acesso em: 13 out. 2023.

MARDEGAN, B. S. S. et al. Formação de professores de inglês no Pibid: um mapeamento de estudos. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 221-238, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/41508. Acesso em: 13 out. 2023.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. D. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, v. 34, p. e190935, 2018.

RIO GRANDE DO SUL. Saúde Mental na Escola em Tempos de Pandemia: Guia Prático para Professoras e Professores. Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Estado do Rio Grande do Sul / Comissão da Criança, do/a Adolescente e do/a Jovem / Grupo de Trabalho em Saúde Mental Infantojuvenil/ Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas/ Divisão de Políticas Transversais/ Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde/ Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://coronavirus.rs.gov.br/upload/arquivos/202103/08171456-volta-as-aulas-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MARTIN, J. R.; MATON, K.; DORAN, Y. (Eds.) Accessing academic discourse - Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London and New York: Routledge, 2020, p. 236-267.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sidney School. Sheffield (UK) and Bristol (USA): Equinox Publishing Ltd., 2012. 368p.

XXX. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº xxx, de 11 de agosto de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19. xxx

Publicado

2024-04-30

Como Citar

ANDRESA TEIXEIRA SANTORUM, Karen; SELBACH, Helena Vitalina. Ensino de Inglês como Língua Adicional no ensino superior e a formação de professores em pré-serviço durante a pandemia: uma experiência pibidiana. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 144–157, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49525. Acesso em: 22 jul. 2024.