Teaching English as an Additional Language in Higher Education and pre-service teacher training during the Pandemic

a Pibid Experience

Authors

  • Karen Andresa Teixeira Santorum Universidade Federal de Santa Maria
  • Helena Vitalina Selbach Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-9957-8328

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157

Keywords:

PIBID, Teaching, Teacher education

Abstract

The process of teaching English as an Additional Language (EAL) in higher education, with a focus on teacher training/education, is a topic of interest in Applied Linguistics. In this work, we concentrate on the EAL teaching process in higher education during the COVID-19 pandemic, specifically targeting pre-service teacher training participants in the Institutional Program for the Initiation of Teaching Scholarship (PIBID). We discuss the theoretical perspectives that underpin EAL teaching proposals and support PIBID training, as well as the challenges posed by remote teaching. We provide a brief history of the program, followed by the contextualization of PIBID at the University XXX and the English Subproject. We report on the actions of the subproject in response to the demands and challenges of remote teaching and remote student training in the EAL field. Based on the reported experience, we highlight the impacts and contributions of the English Subproject to teacher training and EAL teaching in higher education.

Author Biographies

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1997), Especialização em Língua Inglesa (2005) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM "Linguagem no Contexto Social"; Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS "Estudos da linguagem" e é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente, é coordenadora do projeto de pesquisa Programa Ler para Aprender e sua dupla dimensão: recurso e insumo para o ensino da leitura e escrita de língua inglesa em contexto brasileiro , registrado na Plataforma Brasil: CAAE: 46444721.5.0000.5346 e no Portal de Projetos da UFSM sob o nº 055919. É Coordenadora de àrea do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Língua Inglesa. Tem experiência de atuação na área de Letras, com ênfase em formação de professores, linguística e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, ensino, compreensão leitora e tradução, metáfora gramatical, fonética e fonologia da língua inglesa, linguística sistêmico-funcional e Programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn. Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional e acerca do Programa Profissional de Ensino de Leitura e Escrita Ler para Aprender. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em nível de PÓS-DOUTORADO sob o número 159.405.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

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Published

2024-04-30

How to Cite

ANDRESA TEIXEIRA SANTORUM, Karen; SELBACH, Helena Vitalina. Teaching English as an Additional Language in Higher Education and pre-service teacher training during the Pandemic: a Pibid Experience. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 144–157, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49525. Acesso em: 22 jul. 2024.