Publicidade e colonização de ordens de discurso: o caso das chamadas de telejornal
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n2pPalavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Discurso midiático, Ordem de discurso.Resumo
A comodificação se apresenta como um processo pelo qual os domínios e as instituições sociais vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias. Tem, nesse sentido, efeitos generalizados sobre as ordens de discurso, variando para uma reestruturação penetrante, sob o impacto do movimento colonizador do discurso da publicidade. O presente projeto se ancora na Análise Crítica do Discurso, considerando-se uma interdependência entre linguagem, ideologia, discurso e poder. Tomaremos como foco o funcionamento da colonização da ordem de discurso jornalístico pelo discurso da publicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ivandilson Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










