A constituição do sujeito hesitante na trama do discurso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p59Palavras-chave:
Análise do Discurso. Meta-enunciação. Modalidade autonímica.Resumo
Ao tomar como objeto de análise a escrita de Georges Perec em W ou le souvenir d'enfance, este estudo apoia-se nas formulações sobre modalidade autonímica, desenvolvidas por Jaqueline Authier-Revuz, com o intuito de dar visibilidade a jogos metaenunciativos nos quais se inscrevem movimentos reflexivos, aqueles resultantes de sequências do dizer que se volta explicitamente sobre si mesmo. São apresentadas voltas reflexivas, notadamente auto-comentários que permitem observar efeitos de sentido de inquietação que nutre toda a narrativa e, ao mesmo tempo, caracterizar um sujeito hesitante produzido nas dobras do dizer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Kogawa, Denise Gabriel Witzel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










