Uma investigação experimental a cerca da influência da F0 na percepção do timbre das vogais médias arredondadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p373Palavras-chave:
Frequências fudamental. Percepção. Vogal média não arredondada.Resumo
O presente trabalho objetiva investigar se a frequência fundamental corrobora para a percepção das vogais médias arredondadas em ouvintes naturais de Vitória da Conquista – BA. Propõe-se investigar se a manipulação da F0, tanto para valores ascendentes quanto para valores descendentes, interfere a inteligibilidade das vogais médias arredondadas no dialeto dessa comunidade linguística de sorte a confundir o timbre vocálico a ser percebido. Para isso manipulamos a frequência fundamental de forma a obter valores ampliados e reduzidos em 25%, 50% e 75% do valor original. Os resultados apontam que a manipulação da frequência fundamental tanto para valores ascendentes quanto para valores descendentes afetaram a percepção da vogal média não arredondada. Em muitos casos, o ouvinte identificou a vogal média alta como sendo uma vogal média baixa e uma vogal média alta como sendo uma vogal média alta. Houve ainda casos em que o informante identificou a vogal /ô/ como /u/. Assim, tanto a ampliação quanto à redução da F0 gerou erros na discriminação e identificação da vogal média.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.