Letramentos na Sala de Aula
DOI :
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p50Mots-clés :
Domínio da vida social, Usos da escrita, Ensino-aprendizagem.Résumé
O objetivo deste artigo é refletir sobre os usos da escrita desenvolvidos a partir do trabalho com gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa e as suas relações com a multiplicidade de letramentos. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Gee (1990), Hamilton (2000), Kleiman (1995a, 1995b, 2007, 2010a, 2010b), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Street (1984, 2003, 2014), contextualizamos os conceitos de letramentos e domínio da vida social, assim como outros atrelados a estes e imprescindíveis para as nossas discussões. A geração dos dados ocorreu por meio de entrevistas e observações realizadas em turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade do Recife no ano de 2016. As reflexões aqui empreendidas contribuem para o entendimento de que o trabalho com a escrita que ocorre nesse espaço escolar prioriza gêneros de algumas categorias de domínios da vida social. Os achados de pesquisa mostram, ainda, que o ensino da escrita na escola pode estar pouco integrado à multiplicidade de letramentos concernentes ao seu contexto.Statistiques
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