Os Enunciados de Comando da Prova do ENEM e sua Relação com Competências e Capacidades para a Resolução de Situações-Problema

Autores

  • Maria Ilza Zirondi Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p289

Palavras-chave:

Prova do ENEM, Interacionismo sócio-discursivo, Avaliação

Resumo

Este trabalho é uma reflexão sobre a Prova do ENEM como um gênero textual de avaliação, visto não apenas como uma construção estrutural codificada por elementos da língua com mero propósito de avaliação de “competências” leitoras e produtoras de texto “apreensíveis” nas respostas dadas às questões, mas como uma relação dos múltiplos aspectos que envolvem a ação de linguagem de um agente, que se dá sob a forma de um texto – materialidade empírica, cujas propriedades organizacionais internas são determinadas por essa ação que o gerou. Disponível no arquitexto (BRONCKART, 2006, p. 145) de nossa comunidade, buscamos analisar sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo a complexidade das operações de linguagem que em grande número permeiam a Prova e configuram o gênero. Considerando que o ENEM avalia até certo ponto o ensino, pressupomos que, buscar uma melhor percepção dos mecanismos operantes entre ensino/aprendizagem e avaliação, reveste-se de grande importância social, pois pode significar iniciativas para revisão e reavaliação dos PCNEM, do material fornecido pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e da própria estruturação curricular elaborada pelas escolas que desenvolvem trabalho com ensino médio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Ilza Zirondi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em LETRAS VERNÁCULAS E CLÁSSICAS pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2003), Especialista em LÍNGUA PORTUGUESA (UEL, 2004).

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou o discurso oral de sala de aula. Atua como professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina, nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

ZIRONDI, M. I.; NASCIMENTO, E. L. Os Enunciados de Comando da Prova do ENEM e sua Relação com Competências e Capacidades para a Resolução de Situações-Problema. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 289–315, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3958. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos