O comportamento das línguas românicas em relação ao parâmetro do sujeito nulo

Autores/as

  • Juliana Esposito Marins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Humberto Soares da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p191

Palabras clave:

Parâmetro do sujeito nulo, Italiano, Espanhol.

Resumen

Estudos recentes, associando pressupostos da Teoria de Princípios e Parâmetros e da Sociolinguística, vêm demonstrando que o PB está passando por um processo de mudança quanto à marcação do Parâmetro do Sujeito Nulo. Para avaliar a mudança, é necessário situá-lo entre as outras línguas, para saber se suas características realmente se afastam das de línguas de sujeito nulo. Investigou-se o comportamento da fala culta de uma variedade do italiano e de duas do espanhol. Os resultados confirmam a hipótese de que o PE, o italiano e o espanhol compartilham características já não/pouco existentes no PB, como a não expressão do sujeito, apesar de apresentarem certas particularidades. Tais resultados confirmam a mudança no PB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Esposito Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Detem-se na investigação do comportamento dos sujeitos referenciais em italiano para compará-lo ao PB, PE e espanhol.

Humberto Soares da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em  Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003); Mestrado em Letras Vernáculas/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: português brasileiro, sujeito, português, espanhol e sujeito pronominal.

Publicado

2009-07-15

Cómo citar

MARINS, Juliana Esposito; SILVA, Humberto Soares da. O comportamento das línguas românicas em relação ao parâmetro do sujeito nulo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 191–216, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n1p191. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4464. Acesso em: 2 ene. 2025.