Os Verbos de Dizer em Resenhas Acadêmicas

Autores/as

  • Siderlene Muniz-Oliveira PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p103

Palabras clave:

Resenhas, Discurso Relatado, Textos Acadêmicos, Capacidades de Linguagem.

Resumen

Temos como objetivo, neste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado, onde fizemos um levantamento de verbos introdutores de discurso relatado em resenhas acadêmicas e propomos uma classificação para os verbos, apontando algumas sugestões para o processo de ensino-aprendizagem de resenhas no que se refere à utilização dos verbos de dizer. Utilizamos para a classificação dos verbos conceitos do interacionismo sócio-discursivo, como as operações de linguagem.

 

Biografía del autor/a

Siderlene Muniz-Oliveira, PUC-SP

Integrante do Grupo ALTER-LAEL/PUC-SP, e associada do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos). Tem graduação em Letras pela PUCCAMP, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL-PUC/SP, onde desenvolve o doutorado na linha Linguagem e Trabalho sob orientação da Profª Drª Anna Rachel Machado.

Publicado

2005-07-15

Cómo citar

MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Os Verbos de Dizer em Resenhas Acadêmicas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 103–129, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p103. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3640. Acesso em: 8 jul. 2024.