Argumentação e leitura no gênero carta do leitor

Autores/as

  • Isabel Cristina Cordeiro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p79

Palabras clave:

Argumentação, Leitura, Carta do leitor.

Resumen

Este artigo trata dos recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos. O corpus selecionado para análise é uma Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de interação social. Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os modalizadores, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio – imprescindível à compreensão da intertextualidade, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos. O objetivo é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura. Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo.

 

Biografía del autor/a

Isabel Cristina Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1994), especialização em Língua Portuguesa (1997), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e doutorado em Estudos da Linguagem (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Universidade Estadual de Londrina e desenvolve projeto nas áreas de Semântica Argumentativa, Leitura e Análise Linguística . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Semântica Argumentativa, Teoria da Leitura e Língua Portuguesa (morfossintaxe), atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem; linguística; ensino de gramática; argumentação; leitura. Atua também em cursos de Pós-Graduação.

Publicado

2011-12-09

Cómo citar

CORDEIRO, Isabel Cristina. Argumentação e leitura no gênero carta do leitor. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 79–103, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12991. Acesso em: 23 jul. 2024.