Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola

Authors

  • Juliano Desiderato Antonio UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p81

Keywords:

Estrutura retórica, RST, Coerência

Abstract

Este trabalho tem como objetivo argumentar a favor da importância de um trabalho em sala de aula que leve os alunos a refletir sobre as proposições implícitas que emergem tanto da combinação entre orações quanto da combinação entre porções maiores de um texto. Partindo dos pressupostos teóricos da RST, analisam-se dois textos tendo como escopo as relações retóricas cuja compreensão é indispensável para o estabelecimento da coerência do texto. Na sequência, propõem-se algumas atividades de reflexão sobre o texto que têm por objetivo levar o aluno ao reconhecimento das relações retóricas.

Published

2010-12-02

How to Cite

ANTONIO, Juliano Desiderato. Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 81–100, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6881. Acesso em: 4 jul. 2024.