O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual

Autores

  • Júlio Araújo UFC
  • Samuel de Carvalho Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p45

Palavras-chave:

Atividades online, Ensino de línguas, UFC Virtual.

Resumo

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.

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Biografia do Autor

Júlio Araújo, UFC

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Análise do Discurso e Linguística Textual. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros digitais, letramentos na web, EaD, convergência de mídias e hipertexto. Atualmente é vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE).

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

ARAÚJO, J.; LIMA, S. de C. O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 45–60, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290. Acesso em: 30 abr. 2024.