A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?

Autores

  • Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto Barros Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p117

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Análise de Discurso, Controle dos Discursos.

Resumo

Sabemos que o ensino de Língua Portuguesa está centrado em uma metodologia voltada para a prescrição, provocando o insucesso dos estudantes quando avaliados. Tentamos, então, entender por que os professores de língua materna ainda persistem em tal perspectiva de ensino, utilizando as teorias de Foucault (1997, 1997a, 2003), acerca dos procedimentos de controle dos discursos, da sociedade do discurso e da sociedade disciplinar. Em relação ao primeiro, entendemos que a Língua Portuguesa, na medida em que se torna uma disciplina, traz em seu bojo, um conjunto de verdades a ser ensinado / aprendido; quanto à segunda, pressupomos que os professores de língua materna são partícipes de uma sociedade de discurso, controlando as verdades a eles sancionadas; à terceira, por seu turno, cabe controlar o comportamento dos sujeitos, tornando-os dóceis e disciplinados. Consequentemente, o poder disciplinador produz igualmente um saber. Essa teoria é aplicada na análise dos discursos de professores de língua, a partir de entrevistas em dez escolas no Estado de Sergipe, nos municípios de Itabaiana e Aracaju. A análise se configura como qualitativa.

 

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Biografia do Autor

Maria Emília de Rodat Aguiar Barreto Barros, Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho

Sou professora Adjunto nível 2 de Língua Portuguesa e disciplinas afins (Teorias do discurso, Laboratório para o Ensino de Gêneros Textuais, Produção e Recepção de Textos), do departamento de Letras do Campus Prof. Alberto Carvalho (DLI) - UFS. Sou filiada à linha 1 (Teorias do Texto) do NPGL (Núcleo de Pós-Graduação em Letras - UFS), no qual tenho trabalhado com a Análise do Discurso de linha francesa aplicada ao ensino de língua materna.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

BARROS, M. E. de R. A. B. A língua portuguesa: um instrumento disciplinador?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 117–134, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8544. Acesso em: 1 maio. 2024.