O conceito de leitura nos documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p315Palavras-chave:
Leitura, conceito, documento oficial.Resumo
Analisam-se os principais documentos oficias do Brasil que fundamentam a prática da leitura, a fim de verificar os conceitos de leitura por eles demarcados. Assim, são destacados, primeiramente, os pressupostos sobre leitura apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, BRASIL, 1998); posteriormente, aqueles presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (DCE, PARANÁ, 2008), por fim, os discutidos nos documentos referentes ao Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb), a partir do foco da Matriz de Referência da Prova Brasil. Os resultados das análises mostram que, de modo geral, o conceito de leitura que perpassa pelos documentos oficiais investigados é a perspectiva interacionista, uma vez que a linguagem é tida como uma forma de interação entre os sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renilson José Menegassi, Angela Francine Fuza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










