Leitura e Discurso

Autores

  • Célia Bassuma Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p219

Palavras-chave:

Texto, Discurso, Leitura.

Resumo

Apesar dos inúmeros investimentos feitos na área da educação, seja no âmbito nacional ou estadual, constantemente, os meios de comunicação vêm divulgando dados alarmantes sobre o “caos” em que se encontra a educação brasileira. Neste trabalho, retomamos os documentos oficiais que buscam (re)direcionar o ensino de Língua Portuguesa, bem como refazemos um percurso histórico da passagem dos estudos da frase para os estudos do texto à luz de diferentes teorias, até chegarmos à Análise de Discurso de linha francesa, buscando demonstrar como ela pode contribuir para com o ensino de língua materna.

Biografia do Autor

Célia Bassuma Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Departamento de Letras

Área: Linguística

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

FERNANDES, Célia Bassuma. Leitura e Discurso. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 219–236, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078. Acesso em: 29 jun. 2024.