Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p59Palavras-chave:
Leitura, Literatura Infantil, Jornalismo EducacionalResumo
O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre o estímulo à apropriação da literatura infantil nas salas de aula, sob a ótica do jornalismo educacional. Delimitou-se como corpus de pesquisa a Revista Nova Escola, da qual se analisou dozes meses de publicação. A formação da competência leitora, obtida com a dedicação à leitura de textos mais densos como os textos literários, foi o foco temático por atender, simultaneamente, às finalidades educativas e às finalidades sociais do jornalismo. Os resultados apontaram que a ampla maioria das reportagens analisadas não contemplou a contextualização de informações que pudesse contribuir para o entendimento do professor sobre causas, conseqüências e políticas públicas envolvidas no desenvolvimento de tal competência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lígia Beatriz Carvalho Almeida, Marcele Tonelli, Pedro Berti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










