Microaula

instrumento formativo práxico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n3p50-67

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Práxis, Microaula

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que analisou a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI). A análise apresentada neste trabalho incide sobre a microaula em uma experiência formativa que acompanhou o percurso de um PFI na disciplina de Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. A análise considerou a ficcionalização como estratégia formativa propiciadora do desenvolvimento da atorialidade do PFI. A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando saberes e capacidades docentes e a atorialidade (Bronckart, 2006) relacionada à concepção de metodologia ativa e ao conceito de práxis (Konder, 1992). Para a análise da microaula – dispositivo que permite acessar a ação docente do PFI – utilizamos a ferramenta da sinopse (Schneuwly; Dolz; Ronveaux, 2006), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução. Os resultados das análises dos dados indicam que a estratégia da ficcionalização mostra-se eficaz para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas. Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docente.

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Biografia do Autor

Luciene Paula Machado Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras (2005) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2009). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2022). É Professora Associada dos Cursos de Letras da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAALC/UFMS) - Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

MACHADO PEREIRA, Luciene Paula. Microaula: instrumento formativo práxico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 50–67, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n3p50-67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/51046. Acesso em: 31 mar. 2025.