Resenha "Fonologia e Variação: diretrizes para o ensino" Organizadores: Dircel Aparecida Kailer, José Magalhães e Dermeval da Hora.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p199-202Palavras-chave:
Atividades de ensino, Papel do aluno e do professor, Ensino da escritaResumo
Este livro possibilita lançar um novo olhar a respeito do papel do professor de língua portuguesa, com relação ao estudante, na educação básica; vincula a aprendizagem da escrita a um permanente ganho de compreensão sobre fonologia e as variações projetadas, na escrita, pelos registros de fala. Apresentada em 13 capítulos, é uma obra resultante de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Profletras - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, programa voltado a capacitar docentes pesquisadores –, e a apontar caminhos para manter integrada a visão dos fatores capazes de assegurar uma aprendizagem livre de preconceitos, em particular nos padrões associados a prestígio e exclusão, somados aos aspectos a serem considerados na didatização dos saberes acadêmicos. Por esse motivo, alterna conceitos de linguagem a um conjunto de conhecimentos técnicos imprescindíveis para o professor obter êxito no exercício de sua tarefa pedagógica.
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Referências
KAILER, Dircel Aparecida; MAGALHÃES, José; HORA, Dermeval da (org.). Fonologia e variação: diretrizes para o ensino. Prefácio de Luiza Helena Oliveira da Silva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
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