Resenha "Fonologia e Variação: diretrizes para o ensino" Organizadores: Dircel Aparecida Kailer, José Magalhães e Dermeval da Hora.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p199-202

Palavras-chave:

Atividades de ensino, Papel do aluno e do professor, Ensino da escrita

Resumo

Este livro possibilita lançar um novo olhar a respeito do papel do professor de língua portuguesa, com relação ao estudante, na educação básica; vincula a aprendizagem da escrita a um permanente ganho de compreensão sobre fonologia e as variações projetadas, na escrita, pelos registros de fala. Apresentada em 13 capítulos, é uma obra resultante de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Profletras - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacio­nal, programa voltado a capacitar docentes pesquisadores –, e a apontar caminhos para manter integrada a visão dos fatores capazes de assegurar uma aprendizagem livre de preconceitos, em particular nos padrões associados a prestígio e exclusão, somados aos aspectos a serem considerados na didatização dos saberes acadêmicos. Por esse motivo, alterna conceitos de linguagem a um conjunto de conhecimentos técnicos imprescindíveis para o professor obter êxito no exercício de sua tarefa pedagógica.

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Biografia do Autor

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Letras Português - Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Tradução Intersemiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, visualidade e linguagem fotográfica.

Referências

KAILER, Dircel Aparecida; MAGALHÃES, José; HORA, Dermeval da (org.). Fonologia e variação: diretrizes para o ensino. Prefácio de Luiza Helena Oliveira da Silva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

CONTANI, Miguel Luiz. Resenha "Fonologia e Variação: diretrizes para o ensino" Organizadores: Dircel Aparecida Kailer, José Magalhães e Dermeval da Hora. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 199–202, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p199-202. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50657. Acesso em: 30 dez. 2024.