Humor e Mundo do Trabalho

Uma Análise dos Conflitos nas Relações de Trabalho nas Tiras “Ócios do Ofício”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p109-124

Palavras-chave:

Tira cômica, Mundo do trabalho, Ócios do Ofício

Resumo

A coletânea “Cartuns & Humor: Ócios do Ofício” reúne mais de uma centena de tiras produzidas pelo cartunista Gilmar Barbosa e publicadas, dentre outros jornais e revistas, no jornal paulistano Diário de São Paulo. Cada tira da seção “Ócios do Ofício” retrata de forma crítica e bem-humorada o cotidiano das relações de trabalho revelando as contradições, as tensões e os conflitos estabelecidos entre patrões e trabalhadores no âmbito das relações capital/trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as tiras produzidas por Gilmar na seção “Ócios do Ofício” e que compõem a coletânea “Cartuns & Humor: Ócios do Ofício” lançada no ano de 2002 pela Editora Escala, com o propósito de verificar a representação construída a respeito do trabalhador brasileiro no contexto da relação capital/trabalho. As análises seguirão o modelo de leitura de tiras proposto por Paulo Ramos (2011). Temas como o desemprego, as questões salariais, as condições de trabalho, bem como os reflexos dessas realidades no ambiente familiar foram explorados por meio da sátira e da ironia. Explorando os recursos próprios do humor gráfico, as tiras ainda revelam algumas das artimanhas utilizadas pelo trabalhador para “sobreviver” aos desafios impostos no contexto da relação capital/trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - e História. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Coordenador do Curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária da UEL e do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (CNPq). rmiani@uel.br

Referências

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2000.

ALVES, Giovanni. Dimensões da globalização: o capital e suas contradições. Londrina, PR: Editora Práxis, 2001.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 4.ed. São Paulo: Boitempo, 2001.

ANTUNES, Ricardo. Anotações sobre o capitalismo recente e a reestruturação produtiva no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo; SILVA, Maria A. Moraes (org.). O avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

BARBOSA, Gilmar. Gilmar entrega Ócios do Ofício. Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, São Bernardo do Campo, SP, 3 de agosto de 2004. Disponível em: https://smabc.org.br/gilmar-entrega-ocios-do-oficio/.

BARBOSA, Gilmar. Cartuns & Humor: Ócios do Ofício. São Paulo: Editora Escala, 2002.

MÉSZÁROS, István. O desemprego crônico: o significado real da “explosão populacional”. In: MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo, Editora da UNICAMP/Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, Istvan. Ir além do capital. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Globalização e socialismo. São Paulo: Xamã, 1997, p.152.

MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: elementos de teoria e subsídios para uma metodologia de análise. São Paulo: Criativo Editora, 2023.

MIANI, Rozinaldo Antonio. As transformações no mundo do trabalho na década de 1990: o olhar atento da charge na imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, 2005.

PETRAS, James. Os fundamentos do neoliberalismo. In: RAMPINELLI, Waldir José; OURIQUES, Nildo Domingos (org.). No fio da navalha: crítica das reformas neoliberais de FHC. São Paulo: Xamã, 1997. p. 15-38.

POCHMANN, Márcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2000 (Coleção Economia).

RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas: Zarabatana Books, 2011.

REDAÇÃO. Gilmar. Portal dos Jornalistas, 11 de junho de 2017. Disponível em: https://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/gilmar/

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

VINHAL, Maria de Lourdes. O gênero tira e a argumentação: uma relação produtiva. Uberlândia, 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

MIANI, Rozinaldo Antonio. Humor e Mundo do Trabalho: Uma Análise dos Conflitos nas Relações de Trabalho nas Tiras “Ócios do Ofício”. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 109–124, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p109-124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50386. Acesso em: 30 dez. 2024.