O ensino da leitura no livro didático: uma avaliação, uma expectativa

Autores

  • Aparecida Feola Sella UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p289

Palavras-chave:

Livro didático, leitura, implícito.

Resumo

Apresenta-se pesquisa acerca do ensino da leitura em livro didático direcionado para a 5ª série (atual sexto ano), com enfoque na forma como foi direcionada a formação de um leitor inquiridor. Objetiva-se demonstrar os vínculos possíveis entre as unidades do livro, estabelecidos para a leitura investigativa, das entrelinhas, e, portanto, do implícito. Considera-se a leitura numa perspectiva mais ampla e ainda a importância da modalidade oral. Faz-se uma pequena discussão relativa ao trabalho com a leitura na escola e tenta-se esboçar a análise realizada sobre o livro didático. Apresentam-se comentários acerca dos resultados obtidos, e ainda apresentam-se considerações relativas a possibilidades de se trabalhar de forma diferenciada as unidades do livro didático sob análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Feola Sella, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Letras da UNIOESTE

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

SELLA, Aparecida Feola. O ensino da leitura no livro didático: uma avaliação, uma expectativa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 289–303, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4977. Acesso em: 7 jan. 2025.