Ensino de Inglês como Língua Adicional no ensino superior e a formação de professores em pré-serviço durante a pandemia
uma experiência pibidiana
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157Palavras-chave:
PIBID, Ensino, Formação docenteResumo
O processo de ensino de Inglês como Língua Adicional (ILA), no ensino superior, com vistas à formação/educação de professores é um dos temas de interesse da Linguística Aplicada. Neste trabalho, enfocamos o processo de ensino de ILA no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19, voltado à formação de professores em pré-serviço que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Discutimos as perspectivas teóricas que embasam as propostas de ensino de ILA e que subsidiam a formação pibidiana e os desafios impostos pelo ensino remoto. Apresentamos um breve histórico do Programa, seguido da contextualização do PIBID na Universidade xxx e do Subprojeto Inglês. Relatamos as ações do Subprojeto, como resposta às exigências e desafios do ensino remoto e da formação discente, também remota, para a atuação na área de ILA. A partir da experiência relatada, destacamos os impactos e contribuições do Subprojeto Inglês na formação de professores e no ensino de ILA no ensino superior.
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