Ensino de Inglês como Língua Adicional no ensino superior e a formação de professores em pré-serviço durante a pandemia

uma experiência pibidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157

Palavras-chave:

PIBID, Ensino, Formação docente

Resumo

O processo de ensino de Inglês como Língua Adicional (ILA), no ensino superior, com vistas à formação/educação de professores é um dos temas de interesse da Linguística Aplicada. Neste trabalho, enfocamos o processo de ensino de ILA no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19, voltado à formação de professores em pré-serviço que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Discutimos as perspectivas teóricas que embasam as propostas de ensino de ILA e que subsidiam a formação pibidiana e os desafios impostos pelo ensino remoto. Apresentamos um breve histórico do Programa, seguido da contextualização do PIBID na Universidade xxx e do Subprojeto Inglês. Relatamos as ações do Subprojeto, como resposta às exigências e desafios do ensino remoto e da formação discente, também remota, para a atuação na área de ILA. A partir da experiência relatada, destacamos os impactos e contribuições do Subprojeto Inglês na formação de professores e no ensino de ILA no ensino superior.

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Biografia do Autor

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1997), Especialização em Língua Inglesa (2005) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM "Linguagem no Contexto Social"; Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS "Estudos da linguagem" e é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente, é coordenadora do projeto de pesquisa Programa Ler para Aprender e sua dupla dimensão: recurso e insumo para o ensino da leitura e escrita de língua inglesa em contexto brasileiro , registrado na Plataforma Brasil: CAAE: 46444721.5.0000.5346 e no Portal de Projetos da UFSM sob o nº 055919. É Coordenadora de àrea do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Língua Inglesa. Tem experiência de atuação na área de Letras, com ênfase em formação de professores, linguística e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, ensino, compreensão leitora e tradução, metáfora gramatical, fonética e fonologia da língua inglesa, linguística sistêmico-funcional e Programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn. Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional e acerca do Programa Profissional de Ensino de Leitura e Escrita Ler para Aprender. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em nível de PÓS-DOUTORADO sob o número 159.405.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Franciscana (UFN). É doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, voltam-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

ANDRESA TEIXEIRA SANTORUM, Karen; SELBACH, Helena Vitalina. Ensino de Inglês como Língua Adicional no ensino superior e a formação de professores em pré-serviço durante a pandemia: uma experiência pibidiana. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 144–157, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p144-157. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49525. Acesso em: 30 dez. 2024.