Uma análise semiótica e discursiva do discurso da leitura nos manuais didáticos de língua portuguesa: um vislumbre das representações da leitura escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p139Palavras-chave:
representações sociais, leitura, análise do discursoResumo
Este estudo aborda dois manuais didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio: Português: Linguagens (2003), de William R. Cereja e Thereza A. C. Magalhães, e Português: de olho no mundo do trabalho (2005), de Ernani Terra e José de Nicola. Analisamos o discurso da leitura nos referidos manuais com o intuito de apreender as representações da leitura que flutuam no imaginário escolar (via livro didático). Para isso nos valemos da análise do discurso de linha pechetiana e do instrumental metodológico da semiótica gremasiana. Neste artigo situamos nosso objeto nos estudos discursivos, apresentamos a análise e esboçamos um panorama da leitura da instituição escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.