Uma análise semiótica e discursiva do discurso da leitura nos manuais didáticos de língua portuguesa: um vislumbre das representações da leitura escolar

Autores

  • Manuella Felicíssimo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p139

Palavras-chave:

representações sociais, leitura, análise do discurso

Resumo

Este estudo aborda dois manuais didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio: Português: Linguagens (2003), de William R. Cereja e Thereza A. C. Magalhães, e Português: de olho no mundo do trabalho (2005), de Ernani Terra e José de Nicola. Analisamos o discurso da leitura nos referidos manuais com o intuito de apreender as representações da leitura que flutuam no imaginário escolar (via livro didático). Para isso nos valemos da análise do discurso de linha pechetiana e do instrumental metodológico da semiótica gremasiana. Neste artigo situamos nosso objeto nos estudos discursivos, apresentamos a análise e esboçamos um panorama da leitura da instituição escolar.

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Biografia do Autor

Manuella Felicíssimo, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante da pós-graduação (doutorado) da Universidade Fedeal de Minas Gerais, professora substituta do departamento de letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2010-06-10

Como Citar

FELICÍSSIMO, M. Uma análise semiótica e discursiva do discurso da leitura nos manuais didáticos de língua portuguesa: um vislumbre das representações da leitura escolar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 139–159, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4851. Acesso em: 24 abr. 2024.